A Cordilheira dos Andes é uma vasta cadeia montanhosa formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul, sendo a formação geológica da mesma datada do período Terciário. A cordilheira possui aproximadamente 8000 km de extensão. É a maior cadeia de montanhas do mundo (em comprimento), e em seus trechos mais largos chega a 160 km do extremo leste ao oeste. Sua altitude média gira em torno de 4000 m e seu ponto culminante é o pico do Aconcágua com 6962 m de altitude.
A Cordilheira dos Andes se estende desde a Venezuela até à Patagônia, atravessando todo o continente sul-americano, caracterizando a paisagem do Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, também conhecidos como países Andinos.
Nos territórios da Colômbia e da Venezuela a cordilheira se ramifica e se prolonga até quase alcançar o Mar do Caribe. Em sua parte meridional serve de longa fronteira natural entre Chile e Argentina. Na zona central, os Andes se alargam dando lugar a um planalto elevado conhecido como Altiplano, partilhado pelo Peru, Bolívia e Chile. A cordilheira volta a estreitar-se no norte do Peru e se alarga novamente na Colômbia para estreitar-se e dividir-se ao entrar na Venezuela.
Viagem linda, admiro vcs!
ResponderExcluirMoniquinha guerreira e determinada já já tira essa tipóia. Amei o visual com óculos anos 70!
vc é show...continuem iluminados pelo mestre Jesus! Bjs
É lindo, tudo muito lindo!!! Já fiz a travessia em 2008,saindo de Garopaba SC. O tunel do Rio Paraná em Santa Fé, o tunel na fronteira Argentina Chile, a descida do Caracol, tudo espetáculos da engenharia humana.Parabéns à todos vcs por ter vivido essa experiência maravillhosa. Nivaldo de Abreu [vavanabreu@terra.com.br
ResponderExcluirBem vindo Nivaldo
ResponderExcluirMande alguma foto da sua viagem para o e-mail (willrolim17@yahoo.com.br) com descrição do local, das pessoas e data, que teremos o maior prazer de publicar neste Blog. Abraços.