quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

La Calera e Hijuelas-Chile é parada obrigatória.

 Não são vinte e oito dias e nem vinte e oito meses, são vinte e oito anos de amizade, então não tem como virmos ao Chile e não revermos nossos irmãos. 
 
 
 
       Jamais esqueceremos o amor com que nos recebeu no ano de 1984, jamais esqueceremos a sua preocupação em querer nos ajudar a todo momento. Foi com muita tristeza quando poucos anos após recebemos carta comunicando o seu falecimento. Quando voltamos em La Calera, aonde chegamos à tarde de 31 de dezembro de 2010, falamos que queríamos ir até o cemitério onde estava sepultado nosso velho amigo.
       No dia seguinte, 01 de janeiro de 2011, seguimos para o cemitério e ao chegarmos no seu túmulo fomos surpreendidos com a data do seu nascimento, que constava na lápide e não sabíamos: 01 de janeiro. Era o dia do seu aniversário e estávamos lá. Não acreditamos em acaso, acreditamos que tudo na vida tem uma razão de ser, então também por isto temos a certeza que jamais esqueceremos de você Caupolican Ponce, nosso eterno amigo.

 



La Calera, Chile.
      La Calera está localizada na província de Quillota, na Região de Valparaíso, no centro do país. Está a  66 quilômetros de Valparaíso e a 118 quilômetros de Santiago. Sua área é de 60,5 quilômetros quadrados.
 
História
      O nome vem da produção Limekiln cal, que foi obtido a partir do calcário processado (carbonato de cálcio), extraído das montanhas no sul da cidade, que foram exploradas pelos nativos do Chile e do Peru cerca de 400 anos atrás. Portanto La Calera significa “minas de calcário”.
     La Calera foi propriedade dos jesuítas no período de 1628-1767, ano em que foram expulsos. A virada veio em 1842, quando o lugar foi adquirido pelo cidadão boliviano Huici Ildefonso, que começou a industrializar a área com produtos locais. Em 1844 uma pequena cidade surgiu na área, que consistia de um número de casas ao redor das fábricas e instalações de produções estabelecidas na área, sendo isto o principal antecedente para a formação de La Calera.




Hijuelas
     Hijuelas é um município da província de Quillota, na Região de Valparaíso, localizada na região central do Chile, no Vale do Aconcágua, entre as Cordilheiras dos Andes e a costa. Tem uma altitude aproximada de 241 metros acima do nível do mar. Seu clima é mediterrâneo, o que favorece a produção de flores, frutas e legumes. É conhecida como a Capital das Flores, sendo o município com o maior percentual de produção de flores no país, de fato, quase metade das flores produzidas no Chile tem origem Hijuelas.
 
Reserva Mundial da Biosfera
     A Unesco declarou todo o território do município de Hijuelas como Reserva Mundial da Biosfera, que é um dos eventos mais importantes da história do município, e um passo importante na consolidação da Capital das Flores como um local não contaminado e que cuida do meio ambiente como um dos seus principais objetivos. O anúncio foi feito na reunião oficial do vigésimo primeiro “Conselho Internacional de Coordenação do Homem e a Biosfera”, realizada na semana de 25 a 29 de maio de 2009, em Jeju, Coréia.
 










Nenhum comentário:

Postar um comentário