O engenheiro civil Edmundo Régis Bittencourt teve participação ativa na gestão do DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem) nos anos 50 e se empenhou na construção da rodovia São Paulo-Paraná, que atualmente leva seu nome. Ela foi inagurada, com a denominação de BR-2, por Juscelino Kubitschek de Oliveira, no começo de 1961.
Devido a problemas ligados à preservação do meio ambiente, sua duplicação até hoje não foi concluída, não obstante ser a mais importante ligação rodoviária entre o Sudeste e o Sul do Brasil. Junto ao alto tráfego de veículos (sobretudo de carga), a topografia acidentada, e a má conservação decorrente desses fatores, é uma das rodovias com o mais alto índice de acidentes com mortes de todo o país, por essa razão é popularmente chamada de "Rodovia da Morte".
A Régis Bittencourt foi, em sua maior parte, duplicada durante o governo FHC. O único trecho restante de pista simples fica na região serrana entre Miracatu e Juquitiba, denominada Serra do Cafezal, conhecida também pelos motoristas como Serra dos 90. Devido ao intenso tráfego de veículos pesados, este trecho da estrada costuma apresentar engarrafamentos.
Apesar de perigosa, também é muito linda, mesmo em dias chuvosos.
Isso é só o começo, de uma grande aventura!
ResponderExcluirAmados que saudades!!!!!!!Aproveitem vatante e muitas fotos hein?????
ResponderExcluirBeijos!!!!!!
Boa viagem pra vcs estamos acompanhando ...
ResponderExcluirMais bahhhh tche ja estas nessas terras....
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